19/09/2009

sincronicidade... :)

"o princípio da causalidade nos afirma que a conexão entre a causa e o efeito é uma conexão necessária. O princípio da sincronicidade nos afirma que os termos de uma coincidência significativa são ligados pela simultaneidade e pelo significado."

"a coincidência dos acontecimentos, no espaço e no tempo, significa algo mais que mero acaso, precisamente uma peculiar interdependência de eventos objetivos entre si, assim como dos estados subjetivos (psíquicos) do observador ou observadores."

"... coincidência, no tempo, de dois ou vários eventos, sem relação causal mas com o mesmo conteúdo significativo.”

"O momento concretamente observado apresenta-se à antiga visão chinesa, mais como um acontecimento fortuito que o resultado claramente definido de um concordante processo causal em cadeia. A questão que interessa parece ser a configuração formada por eventos casuais no momento da observação e de modo nenhum as hipotéticas razões que aparentemente justificam a coincidência. Enquanto a mente ocidental cuidadosamente examina, pesa, seleciona, classifica e isola, a visão chinesa do momento inclui tudo até o menor e mais absurdo detalhe, pois tudo compõe o momento observado."

"O pensamento tradicional chinês apreende o cosmos de um modo semelhante ao do físico moderno, que não pode negar que seu modelo do mundo é uma estrutura decididamente psicofísica. O fato microfísico inclui o observador tanto quanto [...] as condições psíquicas [se encontram] dentro da totalidade da situação momentânea. Assim como a causalidade descreve a seqüência dos acontecimentos, a sincronicidade, para a mente chinesa, lida com a coincidência de eventos."

"Se um punhado de fósforos é jogado no chão, eles formam o padrão característico daquele momento. Porém, uma verdade tão óbvia como essa só revela seu caráter significativo se for possível ler o padrão e verificar sua interpretação, em parte pelo conhecimento, do observador, da situação objetiva e da subjetiva e, em parte, pelo caráter dos fatos subsequentes."

C. G. Jung

4 comentários:

Luanne Araujo disse...

foda! coincidência, estava lendo esse texto noutro dia, é incrível. e dá uma sensação gostosa, um calor, quando a gente sente os efeitos da sincronicidade, né? como fazer parte de algo maior, tudo está onde deveria estar... :)

ana disse...

sim! ó...
"A nossa vida é sincrônica em relação a tudo, mas falta a questão da consciência, opina Álvaro Gouvêa, psicólogo, PUC-Rio. Quando se percebe a sincronicidade, participa-se do evento e aí vem o gozo, como dizia Lacan. O universo psíquico não existe sozinho. Sincrônico é algo de dentro colocado no mundo e correspondido pelo mundo. Sentimos prazer quando uma coisa desejada coincide com os acontecimentos de fora. "
(de: http://www.newton.freitas.nom.br/artigos.asp?cod=80 )
bjs

eduardozorzal disse...

divertidos todos esses desencadeamentos interdependentes peculiares, ana e luanne - eu tb estava, eu tb concordo.

guru martins disse...

...tao da
física...